Cláudio Cavalcanti
 
Início
Leis de Defesa dos Animais
Outras Leis
Divulgação
SUIPA - CCZ - IJV
Implementação das
Leis Aprovadas
Recursos destinados
Vivissecção -
Experimentação Animal
A Vida com os Bichos
Vegetarianismo
Fale com Cláudio

     

     

"Crescer amando os animais é aprender a compaixão e o respeito por todas as formas de vida"

 

O Abandono Original: uma tentativa de resgate do paraíso perdido

Maria Lucia Frota Cavalcanti 

(Escrito em 15/agosto/2004 - 08:16, voltando do CCZ)

 

Quando o assunto for animais abandonados, você estará se aventurando , inevitavelmente, no lado mais sombrio, misterioso e incontrolável da natureza instintiva, tanto do indivíduo quanto da coletividade.  Aquele lado que,  se e quando se manifestar, o fará sempre através de paroxismos, provocando ou tragédias ou milagres, desvendando todo o espectro do comportamento humano: do mais torpe ao mais sublime.                 

Com animal abandonado  não há meio termo.   Ou bem  você nega, ou bem você mergulha de cabeça.  Ou bem você salva, resgata, recolhe,  com o risco da própria vida, ou bem você deixa morrer.

E em torno dos animais abandonados vai sempre se aglutinar uma população paradoxal de humanos , composta de mártires  e de carrascos. Em torno deles, os animais abandonados.  Encontraremos o antagonismo primeiro: a vida contra a morte.

E é dentro de  de cada animal deixado prá lá, que encontraremos  a nossa perdida inocência.

É nos  olhos de cada animal abandonado que reencontraremos o espelho da nossa  primeira - inevitável e definitiva - rejeição.  Aquela que, da mais tenra infância acompanhará cada um de nós até o túmulo.

Ao socorrer os animais abandonados  -  dos seres vivos , os mais excluídos  -  uma sociedade estará tentando restabelecer o elo com o mítico paraíso perdido, estará tentando resgatar o estado de graça original ,  através da redenção dos seus mais negros pecados, aqueles cometidos contra a sua própria natureza.

A impossibilidade real de acolhe-los -  todos os animais abandonados- resume o absurdo da existência , e é a prova da cisão primeira,  essencial e inevitável.

Se fosse possível socorrer os animais, talvez fosse possível chegar a Deus.


Este site está em constante atualização. Volte sempre e confira as novidades!
©2008 Cláudio Cavalcanti - Todos os direitos reservados.
Dúvidas, críticas, sugestões, contate o webmaster.